Hormônio em carne de frango é mito!

Podemos afirmar para você que, a ideia de que os frangos provenientes de granja possuem hormônios, é falsa! Apesar de ser uma informação que muitos brasileiros acreditam e compartilham, veja a seguir no vídeo da Cobb-Vantress, nossa fornecedora e parceira, porque essa ideia é um mito!

No Brasil, a utilização de hormônios na criação de aves para o abate é proibida pela Instrução Normativa do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento) nº 17, de 18 de junho de 2004, que em seu Art. 1º “proíbe a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar”.

Porém, mesmo que fosse permitido o uso, os hormônios são moléculas proteicas e que, ao serem ingeridas pelo animal, serão degradadas no organismo sem efeito algum. Ou seja, se os avicultores quisessem utilizar hormônios em suas granjas, teriam que aplicar a substância por injeção, ave por ave, o que torna o processo inviável. Além do mais, o processo de crescimento do frango dura de 42 a 45 dias e este tempo seria insuficiente para que o hormônio fizesse algum efeito.

Mas então, por que os frangos de granja crescem tão rápido?

Devido aos avanços nas pesquisas no setor da avicultura e ao aumento da especialização na área, o que trouxe melhoria na conversão alimentar e o alcance de peso de abate em menor tempo. Atrelado a este fator, tem sido realizado um trabalho voltado para otimização das seleções genéticas, nutrição balanceada, desenvolvimento na prevenção e no tratamento de doenças e um ambiente de criação de frangos, onde tudo é controlado. Esses fatores juntos colaboram para que os frangos cresçam mais e em menor tempo.

Segurança Alimentar – Nutrição Balanceada Sem Hormônios

A Fábrica de Ração da Rivelli é sinônimo de segurança, tanto na produção de rações, quanto nos cuidados com a biossegurança e com seus colaboradores.

Todas as matérias-primas utilizadas na fabricação de ração são selecionadas e passam por rigoroso controle de qualidade, resultando em um produto final balanceado, perfeito para uma dieta saudável das aves e totalmente livre de hormônios. Tudo de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.

Possuímos um laboratório equipado para realizar todos os testes e ensaios necessários e garantir a melhor qualidade dos insumos. O processo produtivo é totalmente automatizado, monitorado por computadores, garantindo assim uma alimentação perfeitamente balanceada para as aves. Todo trabalho é realizado por uma equipe técnica altamente qualificada e treinada dentro dos mais rígidos padrões de controle veterinário, zootécnico e de biossegurança.

O transporte até as granjas é realizado por meio de veículos apropriados, totalmente higienizados e desinfetados, que proporcionam a preservação da qualidade dos alimentos e ressaltamos ainda que todo o processo produtivo possibilita total rastreabilidade de todos os insumos utilizados na criação das aves, desde o nascimento até a mesa do consumidor,  visando a máxima segurança alimentar.

Veja a seguir um pouco mais sobre a Fábrica de Ração Rivelli:

Marcadores: Sem marcadores

Comentários fechados