Transformando resíduos em produção sustentável.

Produzir e fornecer alimentos com qualidade e de maneira sustentável sempre foi uma grande missão, além de gerar oportunidades para a sociedade e para a empresa. Para isso, o grupo leva o desenvolvimento social para o homem do campo através de diversas ações.

Para a Rivelli, a sustentabilidade sempre foi prioridade. Construindo seus aviários através do sistema de integração em parceria com produtores rurais, a Rivelli gera empregos no meio rural, proporciona renda ao homem do campo e garante o fornecimento de frangos de alta qualidade. Todo cuidado visa a preservação da saúde das aves, a garantia do bem estar animal e a utilização dos recursos naturais sem agredir o meio ambiente, proporcionando também um excelente ambiente aos trabalhadores do campo. 

Dentre as ações de boa prática e sustentabilidade ambiental, destaca-se o fomento à utilização da cama de aviários como fertilizante na agricultura.

ciclo-produção-aviária-rivelli-alimentos-agronegócio

Na criação de frangos são gerados grandes volumes de cama de aviário, que é o composto do material utilizado para forrar o piso dos galpões de granjas, contendo fezes, urina, restos de ração e penas que se misturam. Este composto é muito rico em matéria orgânica e nutrientes essenciais para a lavoura, como nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, zinco, cálcio e magnésio. A utilização deste insumo como fertilizante orgânico na agricultura reduz significativamente a utilização de adubos minerais e auxilia na preservação do meio ambiente.

O volume de cama de aviários produzido pelos parceiros integrados é distribuído em mais de 10 mil hectares de terras agricultadas como fertilizante orgânico, reduzindo cerca de 50% do consumo de adubos minerais – o que contribui de maneira significativa para a melhoria da qualidade dos solos, fornecendo alto volume de matéria orgânica com microrganismos benéficos à terra.

Toda esta área agricultável é capaz de produzir grãos o suficiente para suprir a necessidade destes insumos na produção da ração consumida pelas aves da Rivelli, gerando então uma cadeia complementar e cíclica, promovendo boas práticas sociais e ambientais em todos os elos da cadeia. 

Há mais de 20 anos, a Rivelli desenvolve pesquisas com uso da cama de aviários e promove eventos no campo, com palestras técnicas, estudos de caso e visitas guiadas às lavouras. Essas ações envolvem importantes representantes da sociedade, entre eles: produtores rurais, alunos de escolas agrotécnicas, fornecedores de insumos, sementes, máquinas e implementos. Dentre as atividades desenvolvidas, a Rivelli fomenta a produção de grãos, onde consegue adquirir boa parte do seu consumo em um raio de 200km de sua sede, levando desenvolvimento econômico para a região.

Dos 17 objetivos sustentáveis da ONU, a Rivelli possui atuação em todos eles. Esta boa prática reforça os ODS de “AGRICULTURA SUSTENTÁVEL” e “CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS”.

Desta forma, a Rivelli reafirma seu compromisso e figura entre as melhores empresas de aves do Brasil tendo o desenvolvimento sustentável como pilar de seu crescimento, promovendo a sociedade e a empresa.

Marcadores: Sem marcadores

Comentários fechados