Saiba como funciona o sistema de integração da Rivelli.

Avicultura no Brasil

A carne de frango sempre esteve presente na história do Brasil. Já no período de colonização, os primeiros portugueses que desembarcaram no país, trouxeram nas embarcações as galinhas como suprimento alimentar.

O grande salto da avicultura como atividade comercial se deu a partir da década de 60, com a implantação da avicultura industrial, conhecida também como sistema de integração entre indústria e produtores (criador parceiro). Esse sistema de integração na avicultura permitiu que o setor evoluísse ao longo dos anos.

Atualmente, estima-se que cerca de 90% da produção de frango no Brasil acontece em granjas integradas à indústria. Atualmente, a avicultura é uma das principais atividades agropecuárias da economia brasileira.

Entre os fatores que fizeram do Brasil um dos mais importantes países no setor da avicultura estão os avanços científicos no setor, a globalização econômica, que permitiu o aumento da produção com a redução de custos, a mudança no padrão alimentar da população e o aumento do consumo da carne de frango.

Visão Internacional sobre a Avicultura do Brasil

De acordo com Ricardo Santin, Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a maior força do país está no status sanitário, uma vez que os grandes produtores mundiais já enfrentaram crises com a influenza aviária e o Brasil permaneceu livre. Isso foi possível graças ao trabalho altamente qualificado da defesa agropecuária federal e estadual, juntamente com as empresas e cooperativas do setor.

Ricardo ainda explica que a percepção sobre a qualidade de produção do país enfrentou desafios anos atrás, mas, hoje, os níveis de controles que são empregados estão mais claros e garantem um produto altamente seguro. Foi graças a isso que o país conseguiu abrir novos mercados e habilitar mais plantas para nações com elevados níveis de exigência. Santin ainda afirma que, hoje, o grande desafio do Brasil é reforçar ao mundo que sua produção é sustentável e que não é necessário desmatar para produzir. É um esforço conjunto entre as cadeias produtivas.

Sistema de Integração no Brasil

Como falamos, o sistema de integração implantado na década de 60 consolidou a produção em cadeia, harmonizando a atividade dos criadores com a dos abatedouros e é estimado que 90% da avicultura industrial brasileira funcione sob o sistema integrado entre produtores e frigoríficos.

Essa integração é realizada através de um apoio permanente aos avicultores com o assessoramento de agrônomos, veterinários, técnicos agropecuários, fornecimento de ração, medicamentos e pintos de um dia.

Cabe aos produtores criar as aves de acordo com as melhores práticas de produção e as mais rígidas normas de bem-estar animal, sanidade e biosseguridade. Essas regras são monitoradas pelas empresas integradoras, garantindo o acompanhamento do produto da granja à mesa do consumidor.

O modelo de integração cria uma relação de ganho para ambas as partes (produtor e empresa), gerando renda e alavancando indicadores produtivos. Veja:

Empresas

  • Menores custos de matéria prima;
  • Padronização da produção;
  • Sanidade das aves (fornecimento de vacinas);
  • Maior eficiência produtiva;
  • Menor capital empregado;

Produtores

  • Garantia de escoamento da produção;
  • Produção ininterrupta
  • Maior facilidade ao crédito;
  • Incorporação de inovações tecnológicas;
  • Geração de renda e rentabilidade;

Sistema de Integração Rivelli

A Rivelli iniciou as parcerias com produtores rurais em sistema de integração na produção de frangos na década de 90. São mais de 30 anos contribuindo para o desenvolvimento dos produtores rurais, difundindo tecnologias, gerando oportunidades para sociedade e especialmente para o homem do campo. Esta parceria é uma grande oportunidade para potencializar as propriedades rurais, gerando uma boa renda aos produtores.

A integração é uma atividade com baixos riscos econômicos, pois a Rivelli assume os custos com as aves a serem alojadas, alimentação, medicamentos, se necessário, e assistência técnica com profissionais especializados. Isto representa aproximadamente 90 % dos custos de produção.

Ao parceiro integrado cabe assumir, além dos investimentos para construção do aviário e toda infraestrutura necessária, os custos com mão de obra, energia elétrica, água potável e lenha ou outro combustível para aquecimentos das aves.

Mas como funciona?

Nós trabalhamos com um sistema de integração que atua em um raio de 80 Km de nossa Fábrica de Rações, que fica na cidade de Ressaquinha, Minas Gerais. Por questões de logística – transporte de pintinhos, ração, medicamentos, entre outros, a distância é importante para nossa parceria. 

A Rivelli fornece:

  • Pintinhos de 1 dia para a criação;
  • Ração;
  • Assistência Técnica;
  • Medicamentos e Produtos de Limpeza necessários;
  • Projeto Técnico de Construção.

O Produtor investe:

  • Na construção do Aviário;
  • Compra dos Equipamentos;
  • Mão de obra para cuidar das aves;

Insumos como: lenha, energia, serragem para forração do piso.

Apuração do resultado:

No fim de cada ciclo de criação das aves é apurado o resultado zootécnico do lote, medindo assim a produtividade obtida dos frangos criados para a realização do pagamento ao integrado.

Vantagens do Sistema de Integração

  • Segurança na venda da produção;
  • Menores desembolsos durante a fase de produção;
  • Assistência técnica garantida;
  • Utilização da mão de obra familiar elevando a renda da família,
  • Desenvolvimento da agricultura local através do uso da cama de frango;
  • Diversificação de produção na propriedade rural;
  • Potencialização de pequenas propriedades;
  • Geração de renda para os munícipios, geração de empregos diretos e indiretos;
  • Linhas de créditos com juros subsidiados em bancos de desenvolvimento.

Biosegurança e Meio Ambiente

Todos os galpões do sistema de integração Rivelli são construídos seguindo as mais rígidas e atuais normas de biossegurança para prevenir a ocorrência de doenças avícolas. Essas são normas previstas pelo Ministério da Agricultura e aquelas implantadas pela própria Rivelli, recomendadas por renomadas autoridades da avicultura, que integram o quadro permanente de consultores da empresa.

Através do constante acompanhamento de equipe técnica altamente capacitada, todo o plantel, manejo e demais práticas são avaliadas eficientemente, fazendo-se todos os ajustes preventivos necessários.

Como qualquer outra atividade rural, a criação de frangos no sistema de integração, com produção em alta escala, requer cuidados de proteção do meio-ambiente. Assim, a Rivelli orienta todos os seus parceiros nas exigências e respeito às normas ambientais.

Os resíduos gerados na produção dos frangos são descartados de forma eficiente e controlada, e proporcionam no final, mais uma fonte renda ao produtor, além de ajudar o meio ambiente.

Os frangos descartados são destinados à compostagem e transformados em adubo orgânico. O esterco dos frangos, conhecido como “cama de frango” também é utilizado como adubo orgânico, com resultados comprovados de alta produtividade na agricultura. Estes resultados são apresentados anualmente no evento “Dia de Campo Rivelli”.

Sustentabilidade

Sustentável (ODS), da agenda 2030 defendida pela ONU, alguns com maior intensidade e outros com menor. Todo o detalhamento destas ações é reportado anualmente no relatório de sustentabilidade, divulgado pela companhia.

 

Ficou interessado(a) no nosso Sistema de Integração? Sua propriedade se encontra em um raio de 80 Km de nossa Fábrica de Rações, que fica em Ressaquinha – MG? Em caso positivo, conseguimos te passar mais detalhes da parceria. 

Para saber mais sobre Investimentos, Financiamentos e Resultados entre outros detalhes, entre em contato com a Rivelli nas mídias sociais, pelo telefone (32) 3339-0155 ou pelo e-mail rivelli@rivelli.ind.br

Fontes:

– WATANABE, Gustavo Eiji. “O Desenvolvimento da Avicultura no Brasil e as Tendências para os próximos anos”, Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2016

– Revista AVIMIG nº 158 (Set/Out 2020) – Reportagem de Capa com Ricardo Santin, Presidente da ABPA.

– http://www.brazilianchicken.com.br/pt/poultry-industry/integrated-system

– União Brasileira de Avicultura (UBABEF)

Marcadores: Sem marcadores

Comentários fechados